Demonstração Atuarial nos Planos de Contribuição Definida
No fim de 2019, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc voltou a exigir a Demonstração Atuarial – DA para os Planos de Benefícios de Contribuição Definida – CD. Mas, num formato simplificado. Diante disso, começaram algumas discussões sobre a necessidade e importância da DA Simplificada para esses Planos. O objetivo deste post é analisar e exemplificar algumas oportunidades que esse estudo atuarial pode oferecer para o Plano de Benefícios da sua Entidade.
DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL PRA QUÊ?
A Demonstração Atuarial constitui a principal ferramenta de monitoramento dos Planos de Benefícios, tanto para os gestores das EFPCs quanto para a Previc. A Avaliação Atuarial é instrumento fundamental para o fornecimento de informações estratégicas sobre o Plano: permite o planejamento de longo prazo das suas obrigações e tem como objetivo assegurar solidez econômico-financeira – com a finalidade de preservar a liquidez, a solvência e o equilíbrio dos Planos.
Nos Planos de Benefícios estruturados na modalidade de Benefício Definido – BD ou Contribuição Variável – CV, a necessidade de acompanhamento atuarial é evidente a todos, pois a elevação da expectativa de vida, dentre outros fatores, implica na elevação dos compromissos assumidos pelo Plano, podendo resultar em desequilíbrios financeiros e atuariais.
Mas, pouco se fala que, nos Planos CD, mesmo que o aumento da sobrevida dos participantes ou assistidos não gere desequilíbrio financeiro, pode ainda resultar em esgotamento prematuro de suas reservas individuais ou redução significativa do valor de seus benefícios.
Saiba mais sobre os Planos BD, CV e CD clicando aqui.
IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO ATUARIAL
O acompanhamento atuarial pode ser um grande aliado – tanto da Entidade e Patrocinadora quanto dos participantes – quando se trata de planejamento financeiro. É possível desenvolver simuladores que auxiliem os participantes tanto na definição do nível de contribuição, de acordo com o benefício alvo, quanto na definição da forma de recebimento de sua renda no momento da aposentadoria, considerando seus objetivos, necessidades, custo de vida e a expectativa de longevidade.
Da mesma maneira, o atuário pode auxiliar no desenvolvimento de um novo produto para mitigar o risco de esgotamento prematuro do saldo de conta através da terceirização do risco. Pode, também, elaborar análise técnica dos produtos ofertados pelas seguradoras para tal fim, ou até nos estudos para criação de Planos, avaliando os cenários que indiquem riscos a Entidade (participantes e patrocinadores em caso de custo compartilhado). O custo administrativo é um exemplo que, embora pouco falado, é uma variável que pode pesar, e muito, nos Planos de baixo patrimônio.
EXPERTISE DO ATUÁRIO PARA A SUA ENTIDADE
O atuário possui a expertise necessária para transformar dados em ferramenta de gestão, gerando diagnósticos completos sobre a sustentabilidade dos Planos de Benefícios e evidenciando as fragilidades a partir dos estudos realizados. Exemplos de estudos que podem trazer valor agregado para a gestão:
- Avaliação do nível de benefícios futuros;
- Estudo de longevidade financeira;
- Auditoria de contribuições e saldos de contas;
- Auditoria dos benefícios concedidos;
- Avaliação de despesas administrativas;
- Diagnóstico completo e avaliação da terceirização do risco.
SAIBA MAIS DETALHES SOBRE O ASSUNTO
Assista ao vídeo do webinar que realizamos com os diretores e especialistas atuariais da Data A. Eles discutiram sobre as oportunidades que a Demonstração Atuarial pode trazer para a gestão dos Planos CDs. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.
Por Data A Soluções em Previdência
09/10/2020