PLANO FAMÍLIA: O QUE TODA ENTIDADE PRECISA SABER
Nos últimos meses, observamos a grande movimentação de criação e planejamento de Plano Família nas EFPCs – Planos de Benefícios que possibilitam que os familiares dos titulares também participem.
Essa movimentação se intensificou logo após a criação do PrevSonho, um plano idealizado pela Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar e regulamentado pela Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, em novembro de 2018. Nesse caso, as EFPCs podem utilizar esse regulamento para criar seus próprios Planos Família.
Um marco importante também foi a publicação da Instrução nº 9, de novembro de 2018. Com essa instrução, a Previc regulamentou o licenciamento e funcionamento dos planos de benefícios instituídos, que possibilitam a oferta de planos de benefícios para cônjuges e dependentes econômicos de seus participantes e assistidos. Acesse aqui.
Devemos, portanto, analisar as vantagens desse tipo de plano e os desafios que ele traz. No ponto de vista de quem gerencia Planos de Benefícios em EFPCs, é muito importante observar questões como o valor das contribuições dos participantes e a transparência das informações que chegarão a eles.
Continue lendo para entender melhor os pontos de atenção desse tipo de plano.
UMA GRANDE OPORTUNIDADE
A abrangência que o Plano Família traz é, de fato, excelente para o setor de previdência complementar fechada. Tanto para os novos participantes quanto para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
No caso dos novos participantes, eles ganham a oportunidade de ingressar em planos fechados de previdência, geridos por notáveis instituições, que não possuem fins lucrativos, oferecendo rentabilidades superiores em relação aos planos de instituições que visam lucro – bancos e seguradoras.
As Entidades Fechadas, no entanto, ganham a oportunidade de adquirir novas adesões, melhorando a renda futura de muito mais pessoas e aumentando a escala. “Queremos fazer nosso sistema chegar ao maior número de pessoas”, disse Luís Ricardo Marcondes Martins, diretor da Abrapp, num bate-papo sobre os objetivos do Plano Família, no 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada.
Porém, para que seja um sucesso, o que se deve analisar na hora de criar e gerir esse novo plano?
A partir de análises e da experiência de Tulnê Vieira, diretor técnico e comercial da Data A, separamos algumas dicas e explicações para você. Confira abaixo:
ATENÇÃO AO VALOR DAS CONTRIBUIÇÕES
Observamos que estão sendo criados muitos Planos Família com contribuições de baixo valor. E, muitas vezes, essas contribuições não irão representar um benefício que realmente complemente a renda no futuro. Quando falamos de familiares de tenra idade, contribuições de valores menores podem, sim, dar resultado, devido ao tempo maior para poupar e rentabilizar. Mas, no caso de participantes mais velhos, deve-se observar com cuidado o valor contribuído mensalmente.
Atualmente, quando nos referimos às contribuições menores, pensamos em valores entre R$ 50 e R$ 100 mensais. Por isso, dependendo do tempo que o participante ainda tem para poupar, pode ser necessário instruí-lo para contribuir com valores mais altos. Levamos em conta, também, nosso cenário econômico atual, com juros baixos.
TRANSPARÊNCIA NAS INFORMAÇÕES DO PLANO
A instrução e a transparência é o que vai fazer toda a diferença na expectativa do participante. Com conteúdos informativos, simuladores (de renda, de contribuição) e atendimento próximo, é possível estabelecer o plano de previdência ideal e fazer com que o participante tenha clareza e saiba o que esperar no futuro.
Esses pontos são importantes para manter a credibilidade da Entidade, sem gerar frustrações. Após a Resolução CNPC 32, inclusive, o setor precisou dar ainda mais atenção à transparência nas Entidades – prestando informações mais diretas ao participante quanto a sua expectativa de benefícios, inclusive diretamente nos seus extratos.
ESTUDOS E ANÁLISES ANTECEDENTES
Administrar um Plano de Benefício traz um custo considerável para a Entidade. Por isso, um planejamento disciplinado e crítico não deve ser deixado de lado.
Recomendamos, antes de criar o plano, a realização de um estudo de perfil dos participantes e dos recursos que a Entidade utilizará para gerir o plano, respondendo, ao mínimo, três perguntas fundamentais:
- Qual será a finalidade do plano?
- Ele será bom para as pessoas?
- Irá trazer vantagens corporativas e institucionais para a EFPC?
Para esses estudos, é fundamental que especialistas da área estejam envolvidos, como especialistas em previdência fechada, atuários, contadores etc.
INVESTIR EM CONSULTORIAS OU PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTOS
É extremamente necessário que as Entidades invistam no time de profissionais de investimentos – seja em busca de rentabilidade ou em atenção à legislações como a própria Resolução CMN nº 4.661, de 25 de maio de 2018.
Atualmente, com as baixas taxas de juros, é essencial ter a profissionalização dessa área para que a EFPC busque ativos que rendam mais e, assim, maximizar o patrimônio dos participantes.
DICAS EXTRAS
- INCENTIVE MAIS A POUPANÇA DOS MAIS NOVOS
Promova e invista numa educação financeira que atinja as pessoas mais novas. Pois, como dito anteriormente, esse público tem a grande vantagem do tempo. Esse tema, de incentivar os jovens, está sendo bastante citado e incentivado no nosso setor.
No 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, por exemplo, foi abordado em diversas palestras. E já há muitas ideias e apoio para a criação de materiais que promovam essa consciência, como o projeto “Previdência é Coisa de Jovem!”, da Abrapp.
- CONVÊNIOS COMERCIAIS E PARCERIAS
Uma opção para ajudar na criação da poupança dos seus participantes, é acrescentar um programa de convênio comercial e parcerias no Plano de Benefícios. Esse tipo de programa funciona da seguinte forma, por exemplo: ao comprar em alguma loja conveniada ao Plano, o participante recebe uma parte do valor do produto que comprou de volta. E esse retorno vai direto para o fundo no Plano.
Se, durante o tempo laboral, o participante usufruir desses convênios, o benefício será maior no futuro. Isso gera mais satisfação para todas as partes envolvidas e mais credibilidade para a Entidade.
COMECE A PLANEJAR OU REVISE O SEU PLANO FAMÍLIA
A Data A, que já criou mais de uma dezena de planos e que atua no mercado de previdência fechada há mais de 20 anos, tem a expertise necessária para estudar a viabilidade do seu plano e criá-lo de acordo com todas as normas exigidas.
Acreditamos que os estudos atuariais especializados oferecem uma grande vantagem para que a Entidade ganhe cada vez mais credibilidade no mercado. Confira nosso time e entre em contato conosco.
Canais de atendimento:
– Telefone: (48) 3234-4435
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Por Data A Soluções em Previdência
08/12/2020