Segundo uma pesquisa realizada pela SEST, mais de 50% da força de trabalho no Brasil não acredita que a previdência oferecida pelo Regime Geral, ou seja, o INSS, é o suficiente para garantir seu futuro como aposentado. É nesse cenário que se fortalecem as EFPCs.
EFPC é um acrônimo para Entidade Fechada de Previdência Complementar, entidades, em sua maioria, sem fins lucrativos que operam planos de benefícios previdenciários. No entanto, há também organizações com esse caráter geridas por bancos e outras instituições financeiras autorizadas a auferir lucros.
As EFPCs são instituídas por um ou mais patrocinadores ou instituidores, podendo ser uma empresa privada ou estatal, para complementar a aposentadoria de seus empregados.
Se você gerenciar uma EFPC da forma certa, com a ajuda de especialistas em gestão de fundos e benefícios previdenciários, oferecer um plano é muito acessível.
Mas como exatamente elas funcionam e quais os benefícios de instituir uma EFPC? Continue lendo conosco!
Como funciona uma Entidade Fechada de Previdência Complementar?
As EFPCs podem ser instituídas por uma ou mais pessoas jurídicas para gerenciar os planos de benefícios aos empregados desses patrocinadores ou instituidores.
A adesão ao regime é facultativa, e aqueles que o fazem, contribuem com um valor mensal descontado direto da folha de pagamento ou por meio de boleto, débito em conta. Essas contribuições são revertidas a um fundo de pensão, que tem o objetivo de capitalizar os valores e garantir o equilíbrio atuarial da EFPC. Veja os ativos em que entidade pode investir que estão dispostos na resolução CMN 4.661.
Para os empregados, os benefícios são óbvios: além de garantir uma aposentadoria complementar àquela já segurada pelo INSS, não há cobrança de imposto de renda sobre o valor enquanto as contribuições são feitas, somente no momento de resgate do valor, de acordo com as regras vigentes.
Caso o empregado saia da empresa, poderá fazer o resgate, continuar contribuindo com o plano ou migrar suas contribuições para uma nova EFPC. Mas e os benefícios para o patrocinador?
Quais as vantagens de instituir uma EFPC? Planos patrocinados
A pessoa jurídica, seja ela de direito privado ou público, possui duas opções: instituir uma EFPC própria para seus empregados ou aderir a uma EFPC existente. A opção dependerá dos propósitos e condições da organização de manter a entidade, contudo, os benefícios serão os mesmos, conforme mostraremos abaixo:
1. Atrair bons funcionários
Pessoas são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Se você contratar funcionários talentosos e dedicados, eles te ajudarão a expandir seus negócios. Se você contratar o oposto, seu negócio pode sofrer.
Pode ser difícil para os proprietários de empresas atraírem os melhores talentos que precisam para levar suas empresas a novos níveis.
Com um plano de previdência, será mais fácil atrair bons funcionários, especialmente em segmentos mais competitivos e com perfil mais sênior.
Os funcionários talentosos não aceitam apenas empregos com base no salário; eles podem ser exigentes e escolher os trabalhos que oferecem os melhores pacotes de benefícios, uma tendência observada em pesquisas recentes do IBDI (Enterprise Business Development & Information). Um plano de pensão pode ajudar a atraí-los para sua empresa e deixá-los longe de seus concorrentes.
2. Aumentar o comprometimento dos funcionários
Um plano de aposentadoria também pode ajudá-lo a se agarrar aos bons funcionários que você já possui. Quando os funcionários não têm benefícios no trabalho, muitas vezes começam a procurar outras oportunidades que proporcionam mais compensação.
Sem um plano de aposentadoria, você pode acabar perdendo seus melhores funcionários para outras empresas que o oferecem.
Depois de começar a oferecer um plano de aposentadoria, seus bons funcionários têm menos motivos para sair. Eles saberão que são valorizados. Eles saberão que estão sendo bem compensados pela sua empresa. Isso leva a uma maior satisfação no trabalho.
3. Aumentar a compensação total
Como proprietário de uma pequena empresa, você pode não ter o orçamento para grandes salários. No entanto, o salário não é o único tipo de remuneração que os funcionários valorizam. Outros tipos de compensação, como planos de pensão, são partes valiosas da remuneração total dos funcionários.
Além disso, a empresa que institui ou adere a uma EFPC recebe incentivos fiscais do governo, podendo abater até 20% de tudo que ela contribui do Lucro Líquido e do CSLL, Contribuição Social Sobre o Lucro.
Ou seja, em vez de gastar esse dinheiro com impostos, o que é economizado pode ser revertido em benefícios para os funcionários.
4. Obter uma vantagem competitiva
A maioria das empresas não oferece planos de pensão para seus funcionários. Segundo os dados da SEST, no Brasil, o investimento em previdência complementar ainda representa apenas 13,4% do PIB nacional.
Em suma, ao oferecer um plano de previdência complementar, você pode dar aos seus funcionários mais segurança durante toda a vida deles. Quando eles já têm segurança quanto ao futuro, ficarão mais felizes e poderão se concentrar em seus empregos. Você ganha, e eles também.
Gostou de aprender mais sobre as EFPCs? Aproveite e leia também nosso conteúdo sobre a importância da transparência na gestão da entidade para atrair mais participantes!